Pós-Graduação em Arteterapia

Arteterapia

Processo terapêutico que visa estimular o crescimento interior e ampliar a Consciência

O homem utiliza a arte desde o tempo das cavernas, mas a arte como base para uma terapia vem sendo pesquisada e aplicada desde o século 19. A Arteterapia, como diz o nome, é o uso da arte como terapia em um processo terapêutico que visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do sujeito sobre si e sobre sua existência.

Utiliza a expressão simbólica através de várias modalidades expressivas, sendo essas usadas de forma espontânea, tais como pintura, modelagem, colagem, desenho, tecelagem, expressão corporal, sons, música, criação de personagens e outros. Fundamentalmente, trabalha com as artes plásticas com a finalidade de propiciar mudanças psíquicas e a expansão da consciência, reconciliação de conflitos emocionais, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Pode ser aplicada individualmente ou em grupo, em crianças, adolescentes, adultos, terceira idade ou pessoas com necessidades especiais.

Na Arteterapia são criados vários canais de comunicação não-verbal, e a expressão do inconsciente é facilitada através de recursos plásticos que permitem o direcionamento da energia psíquica na produção criativa.

Ao ordenar, estruturar e transformar os diferentes materiais em arte, o indivíduo, analogamente, também cria condições internas de ordenação, estruturação e transformação. “Os símbolos que surgem nos sonhos e nas produções plásticas revelam claramente como e onde as energias psíquicas perderam a harmonia. E é isso que faz o ser adoecer, como já demonstrado pela psicossomática”, esclarece a psicóloga e arteterapeuta Otília Rosângela Souza, diretora da Clínica Integrarte Centro de Atividades, com larga experiência na área, atendendo individualmente e em grupos no Brasil e exterior.

Um ambiente seguro e acolhedor, com especialistas altamente capacitados em diversas áreas:

A arteterapeuta Otília Souza acrescenta ainda que trabalhar com a criatividade e múltiplos processos de criação permite que elementos da natureza e do próprio dia-a-dia insiram-se no cotidiano, possibilitando uma maior interação do homem com o ambiente e grupo social, levando-o a desfrutar de uma vida mais saudável.

A Arteterapia pode ser aplicada em empresas ou instituições. Neste caso, o trabalho visa o desenvolvimento da criatividade, do potencial pessoal e a diminuição do stress. Em escolas, trabalha o desenvolvimento da criatividade, e o processo que o criar envolve: medo da expressão, do julgamento, ansiedade, auto-estima, segurança nos relacionamentos. Em consultório o arteterapeuta vai conhecer o cliente através das imagens produzidas e ajudá-lo no auto-conhecimento e equilíbrio interior.

Considerada como uma terapia que propicia resultados em um breve espaço de tempo, a Arteterapia vem crescendo no Brasil nas últimas décadas. Existem associações de Arteterapia em 12 Estados do Brasil, todas pertencentes à União Brasileira das Associações de Arteterapia, sendo que já foram realizados quinze congressos nacionais, que reuniram profissionais de vários estados brasileiros, da Europa e América do Norte, onde a Arteterapia é bastante difundida. 

Ouro Preto sediou em 2001 um Congresso Nacional de Arteterapia e em 2012 o III Congresso Latino-Americano de Arteterapia, dos quais Otília Rosângela Souza foi a organizadora.

A diretora da Integrarte, também organizou o XIV Congresso Brasileiro de Arteterapia que aconteceu em 2022, em Belo Horizonte.

A Clínica Integrarte Centro de Atividades promove, há anos, com bastante sucesso, em parceria com a Faculdade Vicentina, de Curitiba, a pós-graduação em Arteterapia.

Público alvo:

Profissionais e estudantes do último ano, das áreas de saúde, humanas, educação e artes

Objetivo:

Capacitar com instrumental teórico, prático, multidisciplinar e transdisciplinar, uma prática profilática e terapêutica centrada na arte, integrando as abordagens clínica, escolar, cultural e social. Formar especialistas em avaliação, planejamento, implantação de projetos em Arteterapia, empregando técnicas integrativas nas interfaces da saúde, da educação, da comunicação e do social Embasar a atuação arteterapêutica em conhecimentos, sentimentos e habilidades que focalizem a realização plena do ser humano, qualquer que seja o nível de desenvolvimento em que se encontre. Datas de início

Nossos professores

Everson Araujo Nauroski

Professor

Professor desde 1997.  Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo/RS, Mestrado (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina pesquisando Mídia, Conhecimento e Subjetividade. Lecionou no ensino superior em cursos como: Letras, Pedagogia, Economia, Enfermagem, Administração, Tecnologia da Informação, Direito e vários outros nos quais haviam disciplinas na área de humanidades, como Ética, Filosofia, Sociologia e Metodologia. Docente em diversos cursos pós-graduação, tendo participado de diversas bancas de Especialização e Mestrado. Especialização em Filosofia Clínica (2009) pelo Instituto Packter e Pós-Graduação Bagozzi. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2014), pesquisa sobre relações entre Trabalho Docente, Sofrimento e Realização. Pós-doutorado (2018) na mesma

 

instituição apresentando relatório sobre Trabalho Docente e Educação a Distância. Cursando Direito, conclusão em 2022. Avaliador “ad hoc” do MEC / INEP com habilitação para atuar em processo de reconhecimento, credenciamento e recredenciamento institucional. Autor de diversos livros e artigos na área de atuação.

Tulio Piccinini

Psicólogo

Graduado em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2000), graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente, é psicólogo clínico e professor de graduação Centro Universitário UNA (Psicologia), professor de disciplinas de pós-graduação da UNA e IEC-PUC/Minas. Possui experiência nas áreas de Direito e Psicologia, com ênfase em Direito Constitucional e Psicanálise, gestão e execução de projetos de políticas públicas (Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, entre outras). Foi professor do Curso de Direito

do UNIFEMM/Sete Lagoas de 2004 a 2020, na mesma instituição desenvolveu projetos e atividades formação continuada de professores. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais atuando em aspectos ligados a Ética Profissional do Psicólogo, Orientação e Fiscalização do exercício profissional, Psicologia e Direitos Humanos, Pesquisas sobre Psicologia e Políticas Públicas. Atuação na gestão da autarquia na qualidade de Conselheiro Tesoureiro, isso nas gestões 2004-2007, 2007-2010, 2013-2016 e 2016-2019. Atuou em Conselhos Setoriais em Minas Gerais (Direitos da Criança e do Adolescente, Idosos, Mulher, entre outros) participando de comissões organizadores de Conferências Estaduais de Políticas Públicas Setoriais. Foi Coordenador de Estágio do Curso de Direito UNIFEMM 2008-2010.

Bianca Solléro

Psicóloga

Psicóloga, Arteterapeuta, formada em Artes Visuais pela UFMG, aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas pela FGV, autora do livro” Pare de perguntar o que seu filho vai ser”.

Angela Ferraz Paz

Psicóloga

Arteterapeuta (APAT 014/0916), Arte-educadora, Terapeuta Floral, Psicopedagoga e Educadora Ambiental.

Formada em Educação Artística pela UNESP-Bauru, Especialista em Arteterapia e Psicopedagogia Clínica e Escolar. Mandala Terapeuta. Com 20 anos de experiência na área educacional (professora do ensino fundamental e médio, ensino especial – Atendimento Educacional Especializado e na capacitação de professores). Facilitadora do Projeto de educação Ambiental “O amanhã Pertence as Crianças” capacitando professores da rede estadual e municipal de diversas cidades brasileiras. Desenvolve trabalho voluntário na área educacional em valores humanos e cultura de paz. Desde 2015 atua como arteterapeuta clínica (crianças, adolescentes e adultos), atuou por 7 anos no Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro e nas Clínicas Dia AD  (dependência química) e TM (Transtornos Mentais). Professora curso de especialização em Arteterapia – Integrarte. Membro fundadora, presidente da APAT – Associação Paranaense de Arteterapia gestão 2020/2022 e Conselheira da Ubaat (União Brasileira de Associações de Arteterapia). Idealizadora do Projeto Aflorar Criativo, participa de congressos apresentando trabalhos e artigos, ministra palestras e oficinas em empresas e escolas.

Pollyanna Rodrigues

Psicóloga

Psicóloga clínica Junguiana, Arteterapeuta e professora dos cursos de pós-graduação em Arteterapia Junguiana e Psicologia Analítica pela Instituição Integrarte. Cantora, compositora, multi-instrumentista e criadora do recente álbum Elementais.

Professora da disciplina isolada e do curso de extensão Meditação e Processos Criativos na Aprendizagem, voltada para os estudantes de pedagogia da FAE/UFMG entre os anos de 2016 a 2019.  Facilitadora de processos de imersão em Musicoterapia/Cantoterapia ocidental e indiana. Facilitadora de workshops de Arteterapia e Contos Ancestrais em diversas instituições ligadas a saúde, educação e meio ambiente, espaços holísticos, festivais e congressos universitários.

Mariel Terezinha Mortensen Wanderley Granato

Arte Educadora

Graduada em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná – UNESPAR. Arte Educadora. Especialista em Arteterapia pela FAVI/NAPE; especialista em Didática do Ensino Superior pela PUC-PR; especialista em Ensino Religioso Escolar pela PUC-PR; especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela PUC-PR. Autora de artigos publicados na Revista Científica Brasileira de Arteterapia “Cores da Vida”, Vol. 19 e Vol.20. É coautora no Capítulo “Arteterapia” no livro Práticas Integrativas em Saúde – edição Paco Editorial 2022. Trabalhou como Arteterapeuta Voluntária no CENEP- Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital de Clínicas em Curitiba – PR. Palestrante em Simpósios e Congressos Brasileiros de Arteterapia. Arteterapeuta Clínica na equipe do “Instituto Coração Valente” em Curitiba- PR. Docente em Arteterapia nas Instituições de graduação Tecnólogo em Práticas Integrativas Complementares na UNINTER – PR, e de especialização em Psicoterapia Infantil na FAE – PR. Docente em cursos de especialização em Arteterapia. Atua em Supervisão e Consultoria em Arteterapia. Sócia fundadora e ex-presidente da APAT – Associação Paranaense de Arteterapia- gestão 2018/2020. Atual Conselheira de Honra da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteterapia. Membro pesquisadora do LABESI – Laboratório Brasileiro de Saúde Integrativa – PR.

Elisabete Beltrame

Psicóloga

Psicóloga, Arteterapeuta. Orientadora Pedagógica e Mestre em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto.

Rodolfo Berg

Psicólogo

Psicólogo – CRP 05/17031, Músico, Arteterapeuta, Especialista em Educação Estética – UNIRIO, Conselheiro de Honra da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteteterapia, Membro Fundador e Ex-presidente da Associação de Arteterapia – RJ, Docente da Pós-graduação em Arteterapia da Integrarte/FAVI-MG, Docente de Cursos de Formação e Pós-graduação em Arteterapia.

Maria Antônia de Souza Jácome

Arteterapeuta

Arterapeuta, Formação e Pós-graduação em Arteterapia, Licenciada em Artes plásticas pela UEMG. Extensão em Psicopatologia & Diagnóstico de Transtornos Mentais pelo INSIDE. Artista plástica, Professora de Desenho e Pintura, à frente do Ateliê Maria Antônia, onde entre outros, pesquisa terra como pigmento. Ex-diretora da Associação Mineira de Arteterapia e Ex-conselheira da União Brasileira das Associações de Arteterapia. 

Lecy Rodrigues Moreira

Psicóloga

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1977). Psicanalista pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos(IEPSI). Especialidade em Psicologia Clínica.

Psicomotricidade Relacional (Conselho Regional de Psicologia) Especialidade em Novas Tecnologias em Educação e Treinamento (UNI_BH). Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação.

Tecnológica de Minas Gerais (2000). Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde do Centro Universitário UNA. Proprietária da ProErgo Desenvolvimento Profissional onde desenvolve projetos voltados para gestão, educação e desenvolvimento profissional nas áreas de Psicologia do Trabalho, Saúde Mental e Trabalho, Análise Ergonômica do Trabalho, Análise Psicossocial do Trabalho, Ergologia, Clínica da Atividade. Tem experiência na área de Intervenção Psicossocial (com honra ao mérito internacional), Psicanálise, Psicomotricidade Relacional, Projetos em Educação e Saúde. Atua com projetos de intervenção social em conformidade com os princípios da CARTA DA TERRA (respeitar e cuidar da comunidade de vida) e com os objetivos de desenvolvimento do milênio Rede Brasil Voluntários e Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.

Karen Rosângela de Souza Silva Saviotti

Psicóloga

Possui graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC (2003) CRP 22042- 4º. Doutoranda em Neurociências pela UFMG. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Pós-Graduada em Arteterapia pela UNAR/INTEGRARTE. Docente do curso de Psicologia da Universidade FUMEC. Professora da Pós-Graduação em Arteterapia da FAVI/INTEGRARTE. Atualmente é psicóloga e Coordenadora da equipe Multidisciplinar da Integrarte – Centro de Atividades. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, neuropsicologia, reabilitação cognitiva, inclusão social, gerontologia, arteterapia, neurociências e personalidade. Participa no Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais (LADI) do Departamento de Psicologia da UFMG. Participa do Ambulatório de Neurologia Cognitiva do HC-UFMG. Docente do curso de Psicologia da Universidade Fumec. Membro atual da Diretoria 2020-2022 da Sociedade de Avaliação Psicológica de Minas Gerais (SAPSI-MG), Membro atual da Diretoria da Associação Mineira de Arteterapia, Conselheira atual da União Brasileira das Associações de Arteterapia. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Atua na área da Neuropsicologia Cognitiva, Reabilitação Cognitiva e Gerontologia.

Celso Luiz Falaschi

Psicólogo

Doutor em Psicologia (Criatividade), mestre em Educação

(Metodologia do Ensino Superior), Arteterapeuta e graduado em Jornalismo, foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), foi professor de cursos de graduação e pós-graduação na PUC-Campinas e Faculdades Metropolitanas da Região de Campinas, é sócio fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) e presidente da Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário. Coordenador científico e docente da Pós-graduação em Arteterapia na Integrarte/FAVI.

Otília Rosângela Souza

Psicóloga

Diretora da Integrarte – Centro de Atividades

  • Psicóloga clínica Junguiana – CRP 16183/4ª
  • Pós-graduada em reabilitação em geriatria e gerontologia
  • Pós-graduada em neuropsicologia
  • Mestre em criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) – Mestre em Teologia
  • Membro honorário da Sociedade Portuguesa de Arteterapeutas
  • Ex-presidente da Diretoria Executiva da UBAAT – União Brasileira de Associações de Arteterapia e Conselheira.
  • Fundadora e atual presidente da AMART- Associação Mineira de Arteterapia
  • Autora do livro “Longevidade com criatividade – arteterapia com idosos” 
  • Autora do livro “ Encontro com o Sagrado: processos em Arteterapia”
  • Organizadora do livro “Criatividade e Envelhecimento: ressignificação da Vida”
  • Foi Diretora Geral e de Atenção à Saúde do Hospital Espírita André Luiz durante 8 anos. Atualmente é membro da Frente Parlamentar das PICS. Ministra cursos e Workshops no Brasil e no exterior.
Iniciar conversa
Clique e fale conosco pelo WhatsApp.
Olá,
nos informe seu nome, cidade e em qual curso da Integrarte você possui interesse.