O homem utiliza a arte desde o tempo das cavernas, mas a arte como base para uma terapia vem sendo pesquisada e aplicada desde o século 19. A Arteterapia, como diz o nome, é o uso da arte como terapia em um processo terapêutico que visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do sujeito sobre si e sobre sua existência.
Utiliza a expressão simbólica através de várias modalidades expressivas, sendo essas usadas de forma espontânea, tais como pintura, modelagem, colagem, desenho, tecelagem, expressão corporal, sons, música, criação de personagens e outros. Fundamentalmente, trabalha com as artes plásticas com a finalidade de propiciar mudanças psíquicas e a expansão da consciência, reconciliação de conflitos emocionais, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Pode ser aplicada individualmente ou em grupo, em crianças, adolescentes, adultos, terceira idade ou pessoas com necessidades especiais.
Na Arteterapia são criados vários canais de comunicação não-verbal, e a expressão do inconsciente é facilitada através de recursos plásticos que permitem o direcionamento da energia psíquica na produção criativa.
Ao ordenar, estruturar e transformar os diferentes materiais em arte, o indivíduo, analogamente, também cria condições internas de ordenação, estruturação e transformação. “Os símbolos que surgem nos sonhos e nas produções plásticas revelam claramente como e onde as energias psíquicas perderam a harmonia. E é isso que faz o ser adoecer, como já demonstrado pela psicossomática”, esclarece a psicóloga e arteterapeuta Otília Rosângela Souza, diretora da Clínica Integrarte Centro de Atividades, com larga experiência na área, atendendo individualmente e em grupos no Brasil e exterior.
A arteterapeuta Otília Souza acrescenta ainda que trabalhar com a criatividade e múltiplos processos de criação permite que elementos da natureza e do próprio dia-a-dia insiram-se no cotidiano, possibilitando uma maior interação do homem com o ambiente e grupo social, levando-o a desfrutar de uma vida mais saudável.
A Arteterapia pode ser aplicada em empresas ou instituições. Neste caso, o trabalho visa o desenvolvimento da criatividade, do potencial pessoal e a diminuição do stress. Em escolas, trabalha o desenvolvimento da criatividade, e o processo que o criar envolve: medo da expressão, do julgamento, ansiedade, auto-estima, segurança nos relacionamentos. Em consultório o arteterapeuta vai conhecer o cliente através das imagens produzidas e ajudá-lo no auto-conhecimento e equilíbrio interior.
Considerada como uma terapia que propicia resultados em um breve espaço de tempo, a Arteterapia vem crescendo no Brasil nas últimas décadas. Existem associações de Arteterapia em 12 Estados do Brasil, todas pertencentes à União Brasileira das Associações de Arteterapia, sendo que já foram realizados quinze congressos nacionais, que reuniram profissionais de vários estados brasileiros, da Europa e América do Norte, onde a Arteterapia é bastante difundida.
Ouro Preto sediou em 2001 um Congresso Nacional de Arteterapia e em 2012 o III Congresso Latino-Americano de Arteterapia, dos quais Otília Rosângela Souza foi a organizadora.
A diretora da Integrarte, também organizou o XIV Congresso Brasileiro de Arteterapia que aconteceu em 2022, em Belo Horizonte.
A Clínica Integrarte Centro de Atividades promove, há anos, com bastante sucesso, em parceria com a Faculdade Vicentina, de Curitiba, a pós-graduação em Arteterapia.
Profissionais e estudantes do último ano, das áreas de saúde, humanas, educação e artes
Objetivo:
Capacitar com instrumental teórico, prático, multidisciplinar e transdisciplinar, uma prática profilática e terapêutica centrada na arte, integrando as abordagens clínica, escolar, cultural e social. Formar especialistas em avaliação, planejamento, implantação de projetos em Arteterapia, empregando técnicas integrativas nas interfaces da saúde, da educação, da comunicação e do social Embasar a atuação arteterapêutica em conhecimentos, sentimentos e habilidades que focalizem a realização plena do ser humano, qualquer que seja o nível de desenvolvimento em que se encontre. Datas de início
Nossos professores
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Professor desde 1997. Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo/RS, Mestrado (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina pesquisando Mídia, Conhecimento e Subjetividade. Lecionou no ensino superior em cursos como: Letras, Pedagogia, Economia, Enfermagem, Administração, Tecnologia da Informação, Direito e vários outros nos quais haviam disciplinas na área de humanidades, como Ética, Filosofia, Sociologia e Metodologia. Docente em diversos cursos pós-graduação, tendo participado de diversas bancas de Especialização e Mestrado. Especialização em Filosofia Clínica (2009) pelo Instituto Packter e Pós-Graduação Bagozzi. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2014), pesquisa sobre relações entre Trabalho Docente, Sofrimento e Realização. Pós-doutorado (2018) na mesma
instituição apresentando relatório sobre Trabalho Docente e Educação a Distância. Cursando Direito, conclusão em 2022. Avaliador “ad hoc” do MEC / INEP com habilitação para atuar em processo de reconhecimento, credenciamento e recredenciamento institucional. Autor de diversos livros e artigos na área de atuação.
Graduado em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2000), graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente, é psicólogo clínico e professor de graduação Centro Universitário UNA (Psicologia), professor de disciplinas de pós-graduação da UNA e IEC-PUC/Minas. Possui experiência nas áreas de Direito e Psicologia, com ênfase em Direito Constitucional e Psicanálise, gestão e execução de projetos de políticas públicas (Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, entre outras). Foi professor do Curso de Direito
do UNIFEMM/Sete Lagoas de 2004 a 2020, na mesma instituição desenvolveu projetos e atividades formação continuada de professores. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais atuando em aspectos ligados a Ética Profissional do Psicólogo, Orientação e Fiscalização do exercício profissional, Psicologia e Direitos Humanos, Pesquisas sobre Psicologia e Políticas Públicas. Atuação na gestão da autarquia na qualidade de Conselheiro Tesoureiro, isso nas gestões 2004-2007, 2007-2010, 2013-2016 e 2016-2019. Atuou em Conselhos Setoriais em Minas Gerais (Direitos da Criança e do Adolescente, Idosos, Mulher, entre outros) participando de comissões organizadores de Conferências Estaduais de Políticas Públicas Setoriais. Foi Coordenador de Estágio do Curso de Direito UNIFEMM 2008-2010.
Psicóloga, Arteterapeuta, formada em Artes Visuais pela UFMG, aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas pela FGV, autora do livro” Pare de perguntar o que seu filho vai ser”.
Arteterapeuta (APAT 014/0916), Arte-educadora, Terapeuta Floral, Psicopedagoga e Educadora Ambiental.
Formada em Educação Artística pela UNESP-Bauru, Especialista em Arteterapia e Psicopedagogia Clínica e Escolar. Mandala Terapeuta. Com 20 anos de experiência na área educacional (professora do ensino fundamental e médio, ensino especial – Atendimento Educacional Especializado e na capacitação de professores). Facilitadora do Projeto de educação Ambiental “O amanhã Pertence as Crianças” capacitando professores da rede estadual e municipal de diversas cidades brasileiras. Desenvolve trabalho voluntário na área educacional em valores humanos e cultura de paz. Desde 2015 atua como arteterapeuta clínica (crianças, adolescentes e adultos), atuou por 7 anos no Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro e nas Clínicas Dia AD (dependência química) e TM (Transtornos Mentais). Professora curso de especialização em Arteterapia – Integrarte. Membro fundadora, presidente da APAT – Associação Paranaense de Arteterapia gestão 2020/2022 e Conselheira da Ubaat (União Brasileira de Associações de Arteterapia). Idealizadora do Projeto Aflorar Criativo, participa de congressos apresentando trabalhos e artigos, ministra palestras e oficinas em empresas e escolas.
Psicóloga clínica Junguiana, Arteterapeuta e professora dos cursos de pós-graduação em Arteterapia Junguiana e Psicologia Analítica pela Instituição Integrarte. Cantora, compositora, multi-instrumentista e criadora do recente álbum Elementais.
Professora da disciplina isolada e do curso de extensão Meditação e Processos Criativos na Aprendizagem, voltada para os estudantes de pedagogia da FAE/UFMG entre os anos de 2016 a 2019. Facilitadora de processos de imersão em Musicoterapia/Cantoterapia ocidental e indiana. Facilitadora de workshops de Arteterapia e Contos Ancestrais em diversas instituições ligadas a saúde, educação e meio ambiente, espaços holísticos, festivais e congressos universitários.
Psicólogo – CRP 05/17031, Músico, Arteterapeuta, Especialista em Educação Estética – UNIRIO, Conselheiro de Honra da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteteterapia, Membro Fundador e Ex-presidente da Associação de Arteterapia – RJ, Docente da Pós-graduação em Arteterapia da Integrarte/FAVI-MG, Docente de Cursos de Formação e Pós-graduação em Arteterapia.
Arterapeuta, Formação e Pós-graduação em Arteterapia, Licenciada em Artes plásticas pela UEMG. Extensão em Psicopatologia & Diagnóstico de Transtornos Mentais pelo INSIDE. Artista plástica, Professora de Desenho e Pintura, à frente do Ateliê Maria Antônia, onde entre outros, pesquisa terra como pigmento. Ex-diretora da Associação Mineira de Arteterapia e Ex-conselheira da União Brasileira das Associações de Arteterapia.
Possui graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1977). Psicanalista pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos(IEPSI). Especialidade em Psicologia Clínica.
Psicomotricidade Relacional (Conselho Regional de Psicologia) Especialidade em Novas Tecnologias em Educação e Treinamento (UNI_BH). Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação.
Tecnológica de Minas Gerais (2000). Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde do Centro Universitário UNA. Proprietária da ProErgo Desenvolvimento Profissional onde desenvolve projetos voltados para gestão, educação e desenvolvimento profissional nas áreas de Psicologia do Trabalho, Saúde Mental e Trabalho, Análise Ergonômica do Trabalho, Análise Psicossocial do Trabalho, Ergologia, Clínica da Atividade. Tem experiência na área de Intervenção Psicossocial (com honra ao mérito internacional), Psicanálise, Psicomotricidade Relacional, Projetos em Educação e Saúde. Atua com projetos de intervenção social em conformidade com os princípios da CARTA DA TERRA (respeitar e cuidar da comunidade de vida) e com os objetivos de desenvolvimento do milênio Rede Brasil Voluntários e Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.
Doutor em Psicologia (Criatividade), mestre em Educação
(Metodologia do Ensino Superior), Arteterapeuta e graduado em Jornalismo, foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), foi professor de cursos de graduação e pós-graduação na PUC-Campinas e Faculdades Metropolitanas da Região de Campinas, é sócio fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) e presidente da Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário. Coordenador científico e docente da Pós-graduação em Arteterapia na Integrarte/FAVI.
Diretora da Integrarte – Centro de Atividades