Pós-Graduação Lato Sensu em Arteterapia

De acordo com a resolução CNE/CES n. 1/2007 De acordo com a resolução CNE/CES n. 1/2007

Corpo Docente

Conheça um pouco mais os Professores da Pós-graduação:

 

Otília Rosângela Souza

Psicóloga (CRP 12183-4), arteterapeuta, presidente da Integrarte Centro de Atividades, presidente e membro fundador da Associação Mineira de Arteterapia, especialista em reabilitação em geriatria e gerontologia,  pós-graduada em neuropsicologia, mestre em criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), membro honorário da Sociedade Portuguesa de Arteterapeutas, membro do conselho diretor da União Brasileira de Associações de Arteterapia, autora do livro: “Longevidade com criatividade – Arteterapia com idosos”. professora do curso de pós-graduação em Arteterapia do NAPE-São José dos Campos – SP, professora e coordenadora da pós-graduação em Arteterapia da Integrarte – Centro de Atividades e Diretora do Hospital Psiquiátrico Espírita André Luiz.

 

Celso Luiz Falaschi

Doutor em Psicologia (Criatividade), mestre em Educação (Metodologia do Ensino Superior), Arteterapeuta e graduado em Jornalismo, foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), foi professor de cursos de graduação e pós-graduação na Puc-Campinas e Faculdades Metropolitanas da Região de Campinas, é sócio-fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) e presidente da Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário. Coordenador científico e docente da Pós-graduação em Arteterapia na Integrarte/FAVI.

 

Sandro Leite

Artista-Educador, Arteterapeuta AATESP – nº 023/1203, Doutorando e Mestre em Psicologia Clínica – PUC-SP (Núcleo de Estudos Junguianos). Atualmente vinculado ao ensino universitário (Fotografia, Moda e Musicoterapia), além de cursos de Arteterapia em São Paulo, Belo Horizonte, Paraná e Santa Catarina. Membro fundador da AATESP (Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo).

 

Elisabete Beltrame

Psicóloga, Orientadora Pedagógica e Mestre em Psicologia pela USP de Ribeirão Preto.

 

Rodolfo Berg

Psicólogo – CRP 05/17031, Músico, Arteterapeuta, Especialista em Educação Estética – UNIRIO, Conselheiro de Honra da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteteterapia, Membro Fundador e Ex-presidente da Associação de Arteterapia – RJ, Docente da Pós-graduação em Arteterapia da Integrarte/FAVI-MG, Docente de Cursos de Formação e Pós-graduação em Arteterapia.

 

Luiz Carlos da Costa

Médico, especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e especialista em medicina homeopática pelo Instituto Mineiro de Homeopatia. Curso de auto conhecimento à luz do eneagrama sob orientação do Dr. Cláudio Naranjo. Há mais de 15 anos trabalha com o método Resseguiér.

 

Fabiola Gaspar

Arteterapeuta – AATESP – nº 064/0706, educadora, psicóloga – CRP 06/35684-8, mestre em Teologia com a linha de pesquisa em Educação Comunitária na Infância e Juventude pela EST, pós-graduada em Psicossomática pela FACIS e em Transdisciplinaridade: Educação, Saúde e Liderança, especialista em Psicologia Organizacional/Trabalho e Psicologia Clínica – CRP/SP. É idealizadora e Diretora do NAPE e foi coordenadora regional da UNIPAZ – Universidade da Paz. Na área social atuou como Diretora Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte da Secretaria Estadual da Promoção Social/SP. Reportagens sobre Fabiola Gaspar na TV Bandeirante e TV Globo, e em revistas e jornais pelo site www.napesjcampos.com.br, clique em reportagens.

 

Mônica Andres Ribeiro Caram

Formada em Belas Artes e Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior. Membro fundador da Associação Mineira de Arteterapia. Professora na Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais, onde leciona as disciplinas de Processo de Criação, Psicologia da Arte e Psicologia, Percepção e Forma. Membro do Núcleo Integrador de Práticas Pedagógicas da Escola de Design e coordenadora do Projeto Contato. Responsável pela condução de Work shops de Criatividade e Valores Humanos nos Fóruns de Criatividade em Aracajú.

 

Maria Antonia de Souza Jácome

Arterapeuta, Formação e Pós-graduação em Arteterapia, Licenciatura em Artes plásticas pela UEMG. Extensão em Psicopatologia & Diagnóstico de Transtornos Mentais pelo INSIDE. Artista plástica, Professora de Desenho e Pintura, à frente do Ateliê. Maria Antonia, onde entre outros, pesquisa terra como pigmento. Diretora da Associação Mineira de Arteterapia e membro da União Brasileira das Associações de Arteterapia.

 

Karen Rosângela Silva de Souza Saviotti

Psicóloga (CRP 22042-4) – Bacharel e Licenciada pela Universidade FUMEC – Fundação Mineira de Educação e Cultura – Belo Horizonte / MG. Mestranda em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Pós-Graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduada em Arteterapia pelo Centro Educacional de Araras/Integrarte. Professora da Pós Graduação em Arteterapia da Integrarte/FAVI e Professora da Pós Graduação em Avaliação Neuropsicológica da Universidade FUMEC. Coordenadora da Equipe Multidisciplinar da Integrarte Centro de Atividades. Coordenadora do Grupo de Idosos da Integrarte Centro de Atividades. Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Atua na área da Neuropsicologia Cognitiva, Reabilitação Cognitiva e Gerontologia.

Lecy Rodrigues Moreira

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1977).
Psicanalista pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos (IEPSI).
Especialidade em Psicologia Clínica, Psicomotricidade Relacional (Conselho Regional de Psicologia)
Especialidade em Novas Tecnologias em Educação e Treinamento (UNI_BH).
Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2000).
Doutorado em Psicologia
pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013).
Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde do Centro Universitário UNA.
Proprietária da ProErgo Desenvolvimento Profissional onde desenvolve projetos
voltados para gestão, educação e desenvolvimento profissional nas áreas de
Psicologia do Trabalho, Saúde Mental e Trabalho, Análise Ergonômica do Trabalho, Análise Psicossocial do Trabalho, Ergologia, Clínica da Atividade.
Tem experiência na área de Intervenção Psicossocial (com honra ao mérito internacional), Psicanálise,
Psicomotricidade Relacional, Projetos em Educação e Saúde.
Atua com projetos de intervenção social em conformidade com os princípios da CARTA DA TERRA (respeitar e cuidar da comunidade de vida) e com os objetivos de desenvolvimento do milênio Rede Brasil Voluntários e Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.

 

Rogéria Rodrigues Figueiredo

Mestre em Psicologia pela PUC-MG, Área de Concentração: Processos de Subjetivação.  Especialista em Arteterapia pelo UNAR – INTEGRARTE, em Belo Horizonte.  Associada a AMART – Associação Mineira de Arteterapia ( 066/1208). Trabalha com Arteterapia em consultório particular e realiza Arteterapia com grupos em clínicas e em escolas de Belo Horizonte.

Arte-educadora licenciada em Artes Plásticas, pela UFMG.  Artista graduada em Belas Artes: com Habilitação em Pintura, pela UFMG. Pós-Graduada em Saúde Mental e Trabalho pelo Unicentro Newton Paiva – Belo Horizonte. Trabalhou com Psicologia do Trabalho no TRT 3a. Região. É graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas da FUMEC – Belo Horizonte e trabalha a vinte e três anos com Psicologia Clínica com crianças e adultos.