A Psicologia Analítica também conhecida como Psicologia Profunda, Psicologia Complexa ou Junguiana, foi iniciada pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), como método de interpretação da psique humana e tratamento, que valoriza a psique individual e a jornada pessoal, como caminhos para alcance da totalidade.
Carl Gustav Jung é um dos psiquiatras mais influentes da era moderna, por criar uma psicologia que possui atualmente uma posição de vanguarda do pensamento contemporâneo, por coincidir, em grande parte, com as teorias da física atômica moderna. Esse é um curso fundamental, para aprofundar e esclarecer a volumosa produção que constitui a obra de Jung.
A pós-graduação em Psicologia Analítica é de interesse não só de psicólogos e psiquiatras, mas também de educadores, artistas, terapeutas e de todos que querem conhecer as dimensões mais profundas da vida psíquica.
A Psicologia Analítica visa entender o ser humano em sua totalidade, destacando-se por ser uma abordagem que atinge diversas faixas etárias e diversas psicopatologias.
O curso está de acordo com as normas do MEC.
Público-Alvo:
O curso destina-se a Psicólogos e Psiquiatras que já atuam ou tenham interesse de atuar com a abordagem da Psicologia Analítica. Está voltado também para profissionais das áreas de educação, saúde, social, artes, terapias, humanas e áreas afins que procuram uma formação e qualificação continuada e constante aprimoramento da prática profissional.
No final do curso, o profissional poderá atuar de forma humanizada e proativa utilizando-se da abordagem da Psicologia Analítica. Espera-se que o formando esteja apto para atuar dentro do seu campo de trabalho, de forma profilática e terapêutica centrada na Psicologia Analítica, em clínicas, consultórios, escolas, empresas. Poderá atuar ainda como consultor, pesquisador e professor dessa área.
Nossos professores
Entre em contato conosco agora mesmo.
Doutor em Ciências Sociais pela PUC/Minas (2019), com pós-doutorado em Ensino pela PUC Minas (2019). Mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição (2011). Especialista em Psicopedagogia pelo UNIBH (2000). Especialista em Filosofia pela FAFICH/UFMG (2005). Graduado em História pelo UNIBH (1999). Atualmente Pesquisador da área de Pesquisas Humanas e Sociais (PUC Minas) e professor em diversas faculdades.
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Pós-doutorado – UFMG (2009). Atualmente é professor /pesquisador do Instituto Santo Tomás de Aquino e adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação -PUC-Minas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ética, alteridade, autonomia e escola. Vinculado as associações: ADPUC, ANPED, SOTER, SBPC, ABHR, ABRAPEC e AILPcs.
Psicólogo Analítico, CRP 06/130109, Mestre em Saúde Coletiva pela UNIFESP/EPM – Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina, Especialista em Dependência Química; Pós-graduado em Arteterapia. Docente em cursos de pós-graduação. Foi Supervisor de Plataforma de Curso “Operadores do Direito – Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas” pela SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Faculdade de Saúde Pública da USP – Universidade de São Paulo; atuou como educador socioeducativo em abordagem de crianças e adolescentes em situação de rua, na Fundação Casa com adolescentes em conflito com a lei e em medidas socioeducativas internos ou em liberdade assistida em cursos profissionalizantes. Atuou por 5 anos no SUS – Sistema Único de Saúde na Saúde Mental e Dependência Química em CAPS ad – Centro de Atenção Psicossocial – álcool e outras drogas, além de CAPS infantojuvenil, fez preceptoria de estágio de graduandos de Psicologia. Participou de Fóruns de construção de Políticas Públicas em Saúde Mental e Redução de Danos; Realizando Oficinas de Reabilitação e Reinserção Social via arte e cultura.
Bacharel em Direito pela Universidade de Regional de Blumenau (1998), graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), licenciada em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1998), Mestre em Gestão de políticas públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2018) e Mestre em Relações Internacionais para o Mercosul. Especialista em Psicologia Corporal e Especialista em Aconselhamento e Psicologia Pastoral e traineé da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica em São Paulo.
Psicólogo CRP 12/12785. Arteterapeuta ACAT 078/0814. Pós-graduado em Psicopatologia. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior. Docente em diversas universidades de Santa Catarina.
Psicólogo Clínico, Mestre em Psicologia, Professor de Psicologia em diversas faculdades, Membro Analista Didata do Instituto Junguiano do Paraná e atual diretor desse instituto.
Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Promove, Pós-graduada em Arteterapia pela FAVI/Integrarte, Pós-graduada em Psicologia Analítica pela Universidade de São Caetano do Sul, Percursora do Arteterapia e Ateliê Home Care.
Graduada em Psicologia pela PUC. Doutora em estudos Interdisciplinares do Lazer pela UFMG. Mestre em Ciências da Religião pela PUC. Especialista em Saúde Quântica pela UNINTER de Curitiba. Especialista em Clínica Analítica Junguiana pelo Instituto C. G. Jung MG.. Especialista em Propaedeuticum para Formação Clínica Junguiana pelo Instituto Carl Gustav Jung de MG. Especialista em Saúde Pública pela UNAERP de Ribeirão Preto.
Psicólogo – CRP 05/17031, Músico, Arteterapeuta, Especialista em Educação Estética – UNIRIO, Conselheiro de Honra da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteteterapia, Membro Fundador e Ex-presidente da Associação de Arteterapia – RJ, Docente da Pós-graduação em Arteterapia da Integrarte/FAVI-MG, Docente de Cursos de Formação e Pós-graduação em Arteterapia.
Graduada em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1993), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2008). É professora titular e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Ciências Políticas, onde também está atuando como coordenadora; e no Curso de Graduação em Enfermagem. É membro integrante nas linhas de pesquisa Dinâmicas Institucionais das Políticas Públicas; Políticas Públicas: Aspectos Sócio Ambientais e Sócios Culturais no referido Mestrado.
Psicólogo e Mestre em Psicologia Escolar. Doutor em Psicologia Social pela USP. Especialista em Psicoterapia Junguiana pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Autor dos instrumentos QUATI e DTO e de diversos livros, entre eles, Tipos Psicológicos Junguianos e escolha profissional e Tipos a diversidade humana.
Psicóloga pela PUC- MG. Doutoranda em Ciências da Religião e Mestre em Ciências da Religião pela PUC- MG. Pós-graduada em Imaginação Ativa. Especialização em Analista Junguiana pela Internacional Association for Analytical Pychology, IAAP, Suíça. Especialização em Analista Junguiana pela Associação Junguiana do Brasil. Especialista em Psicologia Analítica Junguiana pela PUC- MG.
Diretora da Integrarte – Centro de Atividades